Sabemos que as praias do Algarve são o ponto mais atrativo quando decide visitar a região, no entanto há muito mais por explorar e hoje damos a conhecer uma rota cultural.
Esta rota cultural, permite conhecer a identidade da região algarvia, a cultura e também os espaços naturais que a envolvem.
Preenchida de história, esta rota tem inicio em terras portuguesas, na cidade de Lisboa e termina em território Ibérico na cidade de Sevilha. Apresentamos aqui um percurso com inicio em Aljezur que foi durante a época muçulmana quase uma ilha rodeada por mar e seguindo por Sagres, Silves, Albufeira, Paderne, Loulé, Tavira, Huelva, Niebla, Almonaster la Real e por fim, Cortegana, em pleno Paque Natural da Serra de Aracena e Picos de Aroche.
Numa passagem por Albufeira, antiga al-Buhera andaluz, terá a oportunidade de ver alguns vestígios dos antepassados. Aqui foram construídas fortificações que a tornaram num importante ponto de defesa dos muçulmanos frente aos cristãos. Hoje em dia apenas é possível contemplar uma torre em ruínas, parte da Porta de Santa Ana e uma torre defensiva na ponta norte.
Em 1499 foi fundada a Misericórdia, instituição com um Hospital, Hospedaria e uma Capela. No Pátio da Câmara ainda são visíveis os vestígios de um templo tardo-gótico, a igreja de Santa Maria, uma antiga paróquia de Albufeira que foi erigida no mesmo lugar onde antes estava a mesquita e devastada pelo terremoto de 1755.
Para saber mais sobre esta rota, pode consultar informação no site Visit Algarve (https://www.visitalgarve.pt/pt/941/rota-al-mutamid.aspx)
soldoiro, cultura, património, rotas culturais, algarve