Apartamentos Soldoiro

Blogs

Para as praias de Albufeira e mais além!

04-09-2022

Se acompanha o nosso blog, sabe que já recomendámos umas quantas praias de Albufeira. Iremos então apresentar a continuaçao das mesmas.

  1. Praia dos Pescadores

Esta praia é uma continuação da Praia dos Penecos. Esta faz justiça á longa tradição piscatória de Albufeira, inclusive foram encontradas nesta praia embarcações de pesca artesanal, que acabaram por ser transferidas para o porto abrigo na marina de Albufeira. Junto ao areal surge uma movimentada zona turística com inúmeros bares e restaurantes. A praia é bastante frequentada devido ao seu caráter urbano.

  1. Praia do Peneco

Esta é a primeira praia a nascente da marina de Albufeira e situa-se no antigo centro de Albufeira. No areal encontramos um enorme leixão, sendo então um elemento distintivo da praia, onde estas formações rochosas, localmente, têm o nome de “penecos”. Para ter acesso á praia através do setor central, existe um túnel escavado no arriba calcária, situado nas ruelas do centro histórico.

  1. Praia dos Arrifes

Esta é uma pequena enseada, que se encontra abrigada por arribas baixas e intensamente esculpidas, onde são visíveis algares, arcos e grutas. Existem ainda três enormes leixões desproporcionais em relação ao areal, podendo então ser chamada também de Praia dos Três Penecos. A área envolvente á praia encontra-se revestida por uma mancha de pinhal, onde se pode observar a palmeira-anã, a única palmeira nativa na Europa. Olhando para nascente, consegue-se ver a linha de arribas brancas e rubras da distante Praia da Falésia.

  1. Praia de São Rafael

Esta é considerada uma praia marítima, que devido ao seu empreendimento turístico ficou com este nome. Fica encaixada entre arribas, sendo o seu areal assinalado por diversos rochedos que também emergem no mar, dando-lhe um ambiente pitoresco. Devido às formações rochosas fraturas e fissuradas, deu-se a criação a arcos, grutas, algares e leixões. Exemplos destas formações temos a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas.

  1. Praia do Castelo

Este areal encontra-se encaixado entre paredes pedregosas, desdobrando-se em recantos escondidos e pequenas enseadas. Esta praia foi designada de Praia do Castelo devido à sua cénica formação rochosa que lembra as ameias de um castelo fantasioso. Na envolvente da praia domina o verde dos pinhais, tal como da barrilha, da salgadeira e do funcho-do-mar. As caminhadas aqui estão favorecidas, descobrindo-se pequenas enseadas, algares e grutas, devido à erosão das rochas.

  1. Praia do Evaristo

Esta praia fica localizada entre arribas baixas e recortadas, sendo de estilo rochoso. O areal está enquadrado numa vegetação maioritariamente de pinheiro-manso, aroeira e enormes piteiras e mais próximo do real, domina a barrilha. Dentro de água aconselham-se os passeios de máscara e barbatanas pelos blocos rochosos, onde se pode observar a vida marinha da região.

  1. Praia dos Salgados

Esta é uma continuação do areal da Praia Grande, sendo uma zona húmida que se forma no terminal da ribeira de Espiche. Para poente consegue-se avistar as dunas robustas da Praia Grande e o espelho de água da lagoa rodeado pela densa vegetação, onde se consegue observar sobretudo galeirões e no inverno encontram-se os corvos-marinhos a pescar. Com o amplo areal, existe uma extensa rede de passadiços que passam pela foz da ribeira e sobre as dunas, proporcionando longos e tranquilos passeios.

 

Tags: