Apartamentos Soldoiro

Blogs

O maior presépio de Portugal

10-12-2021

Foi no dia 1 de Dezembro que abriu ao público o maior presépio do país em Vila Real de Santo António.

Esta iniciativa que já vai na sua 19º edição abriu ao público no passado dia 1 de Dezembro e conta com cerca de 5600 peças.
Foram necessários 40 dias e 2500 horas de trabalho para dar vida a este presépio . A lista de materiais utilizados foi pensada ao detalhe dando prioridade a materiais ecológicos (naturais ou reaproveitados) com destaque para a cortiça e o musgo.
Foram utilizados também 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços. Tudo isto contribuiu para os 230 metros quadrados de exposição do Centro Cultural António Aleixo.

Muitas das figuras foram feitas de raíz e são da autoria de Augusto Rosa e Teresa Marques, funcionários da autarquia e que contaram com a ajuda de Joaquim Soares e António Bartolomeu.

A estrutura volta assim a ter elementos evocativos da região, nomeadamente a Praça Marquês de Pombal, as antigas cabanas da praia de Monte Gordo, as salinas, as tradicionais noras algarvias, assim como outros monumentos locais.

Segundo a organização, «as mais de 80 peças animadas e motorizadas, os lagos e a iluminação constituem «o segredo» do evento e são, simultaneamente, alguns dos pontos mais atrativos. Tudo isto assenta numa complexa base de suporte onde estão instalados os vários quilómetros de cabos que permitem dar vida a esta obra de arte e garantem, por exemplo, a circulação da água, a iluminação das casas e os efeitos cénicos».
Estes pormenores juntam-se à reconstituição de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia – patentes no presépio -, «fatores que o distinguem de todos os outros existentes no país e são uma das razões do seu sucesso».

O Presépio pode ser visitado no Centro Cultural António Aleixo, entre 1 de dezembro de e 9 de janeiro de 2022, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00. A entrada tem o valor de um euro, existindo um desconto de 50 por cento para menores de dez anos.

 

Retirado de 

https://barlavento.sapo.pt/destaque/maior-presepio-do-pais-volta-a-vila-real-de-santo-antonio

Tags: