Apartamentos Soldoiro

Blogs

Monchique a vila das águas sagradas

15-10-2021

Hoje vamos falar-vos um pouco da nossa Serra: Monchique!

Caso não conheça, venha conhecer esta nossa maravilha que se situa a 250m de altitude. Aqui no meio de vegetação luxuriante (paisagem tao diferente das nossas praias) encontramos a vila de Monchique.

Mapa Algarve

Sabia que já os Romanos a conheciam?

Um século antes de Cristo já os Romanos por cá andavam, e descobriram que a água que por aqui há em abundância lhes 'tirava o cansaço do corpo e da mente', por esse mesmo motivo apelidaram estas águas de 'águas sagradas', conforme puderam comprovar ao longo do tempo numerosos achados arqueológicos encontrados nas zonas adjacentes das nascentes de Monchique.
A seguir aos Romanos, vieram os Islâmicos que fizeram prosperar esta zona devido á produção de mel e medronho. No entanto foi somente na década de 70 do séc. XVI mais concretamente em 1773, que Monchique recebeu de D. Sebastião o foral que a elevava Vila.

É realmente de outro Algarve de que falamos, um Algarve envolto num ambiente de paz e sossego que lhe vai proporcinoar um descanso sagrado.

Hoje em dia, Monchique continua a receber muitos visitantes interessados sobretudo na sua história, beleza e ar puro. Também nos dias de hoje, conforme há tantos séculos atrás, também a sua água continua a desempenhar um papel primordial.

Fonte de água

 

Com um pH de 9.5 a água de Monchique é a mais alcalina de Portugal e uma das mais alcalinas do mundo! No entanto, esta nossa água destaca-se das demais por ser rica em bicarbonato, sódio e flúor o que lhe confere caracteristicas que ajudam nas afecções das vias respiratórias bem como das musculo-esqueléticas. De entre os inúmeros beneficios, esta água ajuda na recuperação da vitalidade orgânica o que confere uma sensação de bem-estar e ajuda a retardar os efeitos da osteoporose, assim como dos sinais associados ao envelhecimento.

Está também comprovado que beber água com pH superior a 7 é benéfico para a saúde pois, o nosso organismo com o passar dos anos torna-se mais ácido devido à alimentação que fazemos, e beber desta água ajuda a equilibrar o organismo e a otimizar o funcionamento de orgãos como o estômago, pâncreas e rins fazendo com que o sangue se torne mais alcalino e também dando um 'empurrão' na nossa imunidade, pois a propensão de adoecer é superior quando um corpo se apresenta com teor de pH abaixo de 7.

A água alcalina de pH 9.5 como a nossa, é já vista por muitas pessoas como a 'solução milagrosa' para conseguir uma maior longevidade e consequentemente contrair menos doenças inflamatórias.

E assim continua a bela vila de Monchique a convidar que a visitem, pois os seus atrativos gastronómicos, artesanato, arquitectura tipica algarvia e gentes de sorriso fácil e simpatia são motivos que bastem para fazer a visita valer a pena.

Tags:

agua, monchique, algarve, portugal, saude, termas, serra, fonte, nascente