Apartamentos Soldoiro

Blogs

E Cataplana, quem já provou?

17-08-2021

Cataplana não é apenas o nome deste utensílio de cozinha feito de cobre e em forma de concha, é também o nome dos pratos deliciosos que nele se confecionam. A cataplana é formada por duas partes côncavas unidas por uma dobradiça que, com a ajuda de dois fechos laterais, sela todos os ingredientes, o que faz que todos os sabores e aromas fiquem retidos e se misturem como em nenhum outro utensílio de cozinha.

Os alimentos são confecionados com uma cozedura hermética a vapor, de forma lenta e a temperaturas baixas. Este modo de cozinhar confere à comida um sabor único e característico que irá querer repetir.

Feitas originalmente a partir do cobre, hoje em dia existem no mercado cataplanas que podem ser utilizadas nas modernas placas de indução ou vitrocerâmica.

Pouco se sabe das origens da cataplana no Algarve, mas tudo indica que foi durante o período em que o Algarve esteve sob o domínio árabe que ela terá surgido. A sua criação pode ter sido inspirada nos muitos bivalves que povoam a ria Formosa.

De tempos antigos chegam-nos documentos que referem a abertura de uma cova no chão onde a cataplana era colocada sobre brasas incandescentes e coberta com areia. Este tipo de cozedura ao ar livre está documentada em registos históricos e, olhando para a forma da cataplana, é perfeitamente natural que assim tenha acontecido.

Ainda hoje este utensílio de cozinha é produzido por artesãos que moldam o cobre com pancadas de martelo lentas e certeiras que lhes conferem todo o seu encanto.

Aqui fica uma sugestão deliciosa para provar em casa:

 

Cataplana de cavalas com berbigão, lingueirão e xarém por Frederico Lopes

Para 4 pessoas

Para o xarém

200 g de sêmola de milho
100 g de farinha de trigo
80 g de chouriço vermelho
1 cebola grande
2 dentes de alho
Coentros
Flor de sal
1 l de água
10 ml de azeite

Para a cataplana

3 kg de cavala
300 g de lingueirão
300 g de berbigão
1 pimento vermelho
1 pimento verde
1 cebola branca grande
1 cebola roxa média
100 g de tomate-cereja
1 malagueta
Tomilho-limão
Citronela
Salicórnia
3 dentes de alho
1 folha de louro
100 ml de vinho branco
50 ml de azeite
Pimentão-doce
Flor de sal
Coentros

Preparação

Xarém

Num tacho com água, coloque o chouriço, talos de coentros e metade de uma cebola. Deixe ferver durante 20 minutos. De seguida, retire o chouriço e passe pelo passador. Reserve o caldo. Retire a pele do chouriço e corte em cubos pequenos. Num tacho, coloque azeite e cebola. Deixe refogar durante 3 minutos, em lume brando. De seguida, coloque o alho picado e adicione metade do caldo e reserve o restante. Numa caçarola com água fria, coloque a sêmola e a farinha de milho. Adicione flor de sal. Cozinhe em lume brando, mexendo sempre, tendo mais cuidado até começar a ferver.
Neste caso, pretende-se que a textura fique bastante sólida. Para tal, o segredo está em iniciar o processo com o caldo frio e ir acrescentando o mesmo, consoante a textura vai engrossando até obter a consistência desejada e estar simultaneamente cozido. De seguida, coloque num tabuleiro. Deixe solidificar no frio durante 2 horas. Corte em cubos com 1 cm. Reserve.

Cataplana

Faça filetes das cavalas e retire as espinhas da barriga, tempere com flor de sal, tomilho-limão e um pouco de azeite. Entretanto, corte os pimentos em juliana, as cebolas em meias-luas, os alhos picados e os tomates em metades. Lave bem os bivalves. Na cataplana, coloque azeite, o tomilho-limão, o alho esmagado, a folha de louro, a citronela e a malagueta. Deixe apurar em lume brando, até o azeite ficar aromatizado. De seguida, coloque a cebola e os pimentos, feche a cataplana e deixe em lume brando, durante mais 5 minutos. Abra a cataplana, refresque com vinho branco, coloque os tomates, o pimentão-doce, a salicórnia, o lingueirão, o berbigão e os filetes de cavala enrolados, azeite, os cubos de xarém em cima e um pouco de flor de sal. Feche novamente a cataplana e deixe cozinhar durante 8 minutos em lume alto. Retifique os temperos. Termine com coentros picados.

Sugestão: sirva sobre uma fatia de pão de alfarroba torrada, com azeite e alho.

 

 

Para mais informação, por favor vá a:

https://www.visitalgarve.pt/pt/3373/cataplana-algarvia.aspx 

Tags:

algarve, cozinha, cataplana, marisco