Apartamentos Soldoiro

Blogs

As Mil e uma praias de Albufeira

14-07-2021

O que dizer dos mais de 100 areais que inscreveram o Algarve no mapa turístico? Certamente nada que os seus mais fervorosos apreciadores não saibam já. Mas ser fã dos areais algarvios significa mais ainda: é reconhecer que eles, como nenhuns outros, são os mais apetecíveis para as férias de verão e para as caminhadas de inverno, em alternativa à serra. É reconhecer que poucos prazeres suplantam o de viver a praia entre nós. Este artigo vai permitir-lhe descobrir as praias às quais nunca foi (ou talvez já), repetir a ida àquelas de que mais gostou e criar um top das suas preferidas depois de ter estendido a toalha em todas.

E é por todos estes motivos que lhe apresentamos as nossas 5 praias favoritas:

 

  1. Praia da Oura

A extensão de areal é deslumbrante (quase 1 km de frente de mar) e muito diversificada. A praia vai-se naturalizando tornando-se progressivamente mais tranquila. O acesso ao setor poente da praia faz-se através da povoação, atravessando ruas e pequenos largos onde são frequentes as esplanadas solarengas, deparando-se o visitante com um areal enquadrado por arribas modestas mas esteticamente recortadas. O troço nascente também tem acesso pedonal através do centro da povoação ou então através do empreendimento situado na extrema leste da praia, descendo-se uma escadaria de madeira que percorre um barranco ladeado por manchas densas e frescas de pinheiro-manso. A envolvente caracteriza-se pelas cores quentes do areal e das arribas, apenas amenizadas pelo verde profundo dos pinheiros-mansos.

 

  1. Praia de St.ª Eulália

Em St.ª Eulália o azul marinho e os tons luminosos do areal encontram-se harmoniosamente envolvidos pela atmosfera verde e fresca do pinhal circundante. Os pinheiros-mansos  formam um bosque denso e surgem suspensos em equilíbrio precário à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento do solo nas arribas que se encontram intensamente ravinadas pela água das chuvas. Já no areal, a arriba encontra-se polida e desgastada pela ação das vagas e de uma linha de água que desagua no areal na época húmida, em torno da qual se forma um denso caniçal. O areal é amplo, com muitos recantos simpáticos desenhados pelas formações rochosas. Caminhando para nascente, alcançam-se troços de grande tranquilidade. Uma linha de palmeiras altas ladeia um pequeno passeio pedonal no troço central de praia. Para leste avista-se já a linha contínua de arribas brancas e rubras da Praia da Falésia.

 

  1. Praia da Galé

A Praia da Galé configura o extremo leste da ampla baía arenosa de Armação de Pêra. Nesta praia as formações rochosas características do barlavento algarvio emergem de novo das areias, proporcionando recantos e abrigos para os banhistas, sobretudo no troço a nascente, sendo o setor poente mais exposto. Estas rochas carbonatadas de cores quentes e muito ricas em fósseis marinhos, também chamadas de concheiros, testemunham uma época pretérita em que o nível do mar se encontrava mais para o interior. Atualmente encontram-se muito esculpidas pelas águas da chuva e polidas pelo mar, revestidas por plantas adaptadas à salsugem como a barrilha. Nas zonas onde se acumula areia, principalmente no setor oeste, podem ainda observar-se as plantas típicas das dunas, sobretudo o estorno, o cravo-das-areias e a aromática perpétua-das-areias, na continuidade do sistema dunar dos Salgados e da Praia Grande. Para leste dominam as formações rochosas e surge uma área de pinheiro manso a coroar a arriba alaranjada.

 

  1. Praia da Rocha Baixinha

Fazendo justiça ao nome da praia, as arribas rubras da Praia da Falésia rebaixam, dando progressivamente lugar a cristas dunares onde crescem plantas típicas das areias, como o cardo-marítimo, a luzerna-das-praias e o narciso-das-areias. Também os empreendimentos turísticos cedem temporariamente lugar aos campos agrícolas da várzea da Ribeira de Quarteira, o que já valeu ao à Rocha Baixinha o sugestivo nome de Praia dos Tomates. O caminho para a praia segue ao longo de campos cultivados, estufas e pastagens, bem como de vestígios mais antigos da utilização agrícola do vale, de que são exemplo as noras. Entre a praia e o amplo vale subsistem as formações rochosas ocres muito ravinadas, onde manchas densas de pinhal se misturam com pomares de sequeiro. A bicharada abunda por estes bosques, coelhos, raposas e muitas aves, como as típicas poupas, encontram alimento e abrigo no local. O areal é amplo e para leste avistam-se já os molhes da marina de Vilamoura.

 

       5. Praia da Coelha

O caminho para a praia é pedonal e segue ao longo de campos agrícolas onde se observam oliveiras e alfarrobeiras de aparência centenária. Com a proximidade do mar surgem exuberantes matos litorais, com zimbro, carrasco, aroeira e palmeira-anã (a única palmeira nativa da Europa), os quais envolvem uma zona de estadia a cerca de 100 m da praia. Uma vez na praia, o visitante depara-se com uma pequena enseada protegida por altas paredes rochosas, com o Alto da Coelha a nascente. Nas arribas de cores quentes são visíveis fósseis marinhos, bem como grutas e galerias resultantes da erosão das águas doces e salgadas sobre a rocha calcária. Mais uma vez apetece caminhar sobre o topo das arribas, a envolvente da praia conserva a rica vegetação original e as formações rochosas esculpidas pelo tempo e pelos elementos fascinam. Uma escadaria em madeira parte do apoio de praia e dá acesso às arribas a poente da praia, recomendando-se porém cautela e a guarda de uma distância de segurança ao rebordo das arribas.

 

E há tantas outras igualmente lindas!

 

Tags:

#algarve, #albufeira, #apartments, #nightlife, #beautifuldestinations, #beach, #holidays, #placestovisit